RESULTADO DO QUESTIONÁRIO FEITO COM ALUNOS DO 9°ANO DO C.E.B MARIA PEREIRA BRANDÃO
Olá, por meio dessa publicação venho mostrar a vocês um
questionário que fiz com alunos que nesse ano de 2018 estão cursando o 9°ano do
ensino fundamental no Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão.
O questionário foi criado para perguntar a esses alunos
quais conteúdos abordados na sala de aula eles sentiram mais dificuldades,
também foi feito perguntas sobre o conteúdo de equação do segundo grau. O link
do questionário foi enviado através do WhatsApp, para acessá-lo, clique aqui.
*PORQUE EU ESCOLHI ALUNOS DO 9°ANO?
Bom, o real motivo de escolher esses alunos foi por que é a
série final do ensino fundamental e muitos saem dali sem ao menos saber
resolver uma equação, levando essas dificuldades para o ensino médio e para a
vida. Muitos desses alunos “decoram” formulas para uma prova e logo em seguida
já não sabem mais, isso prejudica sua vida acadêmica.
*SOBRE OS ENTREVISTADOS.
O questionário foi resolvido por 15 alunos, dentre eles a
maioria tem 14 anos (12 dos 15 entrevistados) divididos em 8 meninos e 7
meninas. Uma das perguntas feitas a eles foi sobre a metodologia dos
professores, a maioria das respostas está entre regular e ótimo. Como veremos
na imagem a seguir:
Entre péssimo (1) e ótimo (5), cinco alunos marcaram 3, sete alunos marcaram 4 e três alunos marcaram 5. |
Entre fraco (1) e avançado (5), um aluno marcou 1, dois alunos marcaram 2, dois alunos marcaram 3, sete alunos marcaram 4 e três alunos marcaram 5. |
*OS CONTEÚDOS QUE MAIS SENTIRAM DIFICULDADES.
Pelos dados obtidos deu para perceber que os alunos sentem
muitas dificuldades em determinados conteúdos como Juros, Radiciação e equação
do 2° grau.
seis alunos sentem dificuldades em juros, quatro alunos em radiciação e quatro alunos em equação do 2°grau. |
*EQUAÇÃO DO 2° GRAU.
Através das respostas dadas em relação a esse conteúdo, deu
para perceber que muitos sentem dificuldade na hora de tirar uma raiz quadrada,
disseram também que trocam muito o sinal e não decoram a formula de Bhaskara.
Será que esse tipo de equação só se resolve pela formula de
Bhaskara? Perguntei aos alunos se eles conseguiriam resolver por outros meios e
a maioria disse que não. E antes dessa formula existir, como é que resolviam
esse tipo de equação? 14 dos 15 entrevistados disseram que não sabem como era
resolvido.
Com isso, podemos perceber que o ensino é limitado em sala de aula e muitos alunos não buscam aprofundar o assunto, deixando-os sem outras saídas para resolver
o conteúdo e sentindo dificuldade no único meio que lhe é dado.
Olá, Gaby!
ResponderExcluirPrimeiramente parabéns pela postagem, gostei bastante do seu questionário e gostei de ver que você seguiu as "regras" citadas pelo professor da disciplina. Já percebi um avanço na sua postagem em relação a anterior, principalmente se tratando do cuidado com o uso correto das palavras.
Continue avançando!!!