RESULTADO DO QUESTIONÁRIO FEITO COM ALUNOS DO 9°ANO DO C.E.B MARIA PEREIRA BRANDÃO


Olá, por meio dessa publicação venho mostrar a vocês um questionário que fiz com alunos que nesse ano de 2018 estão cursando o 9°ano do ensino fundamental no Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão.

O questionário foi criado para perguntar a esses alunos quais conteúdos abordados na sala de aula eles sentiram mais dificuldades, também foi feito perguntas sobre o conteúdo de equação do segundo grau. O link do questionário foi enviado através do WhatsApp, para acessá-lo, clique aqui.

*PORQUE EU ESCOLHI ALUNOS DO 9°ANO?
Bom, o real motivo de escolher esses alunos foi por que é a série final do ensino fundamental e muitos saem dali sem ao menos saber resolver uma equação, levando essas dificuldades para o ensino médio e para a vida. Muitos desses alunos “decoram” formulas para uma prova e logo em seguida já não sabem mais, isso prejudica sua vida acadêmica.

*SOBRE OS ENTREVISTADOS.
O questionário foi resolvido por 15 alunos, dentre eles a maioria tem 14 anos (12 dos 15 entrevistados) divididos em 8 meninos e 7 meninas. Uma das perguntas feitas a eles foi sobre a metodologia dos professores, a maioria das respostas está entre regular e ótimo. Como veremos na imagem a seguir:

Entre péssimo (1) e ótimo (5), cinco alunos marcaram 3, sete alunos marcaram 4 e três alunos marcaram 5.

Já em relação ao entendimento da turma, o gráfico varia entre fraco e avançado.

Entre fraco  (1) e avançado (5), um aluno marcou 1, dois alunos marcaram 2, dois alunos marcaram 3, sete alunos marcaram 4 e três alunos  marcaram 5.

*OS CONTEÚDOS QUE MAIS SENTIRAM DIFICULDADES.
Pelos dados obtidos deu para perceber que os alunos sentem muitas dificuldades em determinados conteúdos como Juros, Radiciação e equação do 2° grau.
seis alunos sentem dificuldades em juros, quatro alunos em radiciação e quatro alunos em equação do 2°grau.

*EQUAÇÃO DO 2° GRAU.
Através das respostas dadas em relação a esse conteúdo, deu para perceber que muitos sentem dificuldade na hora de tirar uma raiz quadrada, disseram também que trocam muito o sinal e não decoram a formula de Bhaskara.
Será que esse tipo de equação só se resolve pela formula de Bhaskara? Perguntei aos alunos se eles conseguiriam resolver por outros meios e a maioria disse que não. E antes dessa formula existir, como é que resolviam esse tipo de equação? 14 dos 15 entrevistados disseram que não sabem como era resolvido.

Com isso, podemos perceber que o ensino é limitado em sala de aula e muitos alunos não buscam aprofundar o assunto, deixando-os sem outras saídas para resolver o conteúdo e sentindo dificuldade no único meio que lhe é dado.

Comentários

  1. Olá, Gaby!
    Primeiramente parabéns pela postagem, gostei bastante do seu questionário e gostei de ver que você seguiu as "regras" citadas pelo professor da disciplina. Já percebi um avanço na sua postagem em relação a anterior, principalmente se tratando do cuidado com o uso correto das palavras.
    Continue avançando!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

análise do vídeo

TESTE